Como apresentar a monografia?

O artigo abaixo pode ser útil para aqueles que vão apresentar seu primeiro trabalho monográfico, geralmente o TCC da graduação. De tanto repetir, acabei escrevendo para meus alunos e orientandos. É claro que as dicas variam a cada caso, mas se você gostou e quiser compartilhar, basta divulgar o link para esta página. Se preferir imprimir, baixe o arquivo

Sugestões para a Defesa da Monografia de Conclusão de Curso

ProfEnoch Eduardo Sousa Filho


Ufa! Até aqui você já desenvolveu a pesquisa, chegou a conclusões, redigiu e conhece cada vírgula da sua obra-prima[bb]. Falta pouco para ter um “B” bem grande carimbado na testa - “B” de bacharel - certificando que você pode seguir em frente. Mas antes de perseguir novos desafios, é necessário passar pelo crivo de uma banca examinadora. A boa notícia: se a argumentação estiver razoável e não contiver absurdos, defender a monografia fica fácil.


DICAS PARA PREPARAR OS SLIDES:

Parece simples, mas antes de elaborar os slides[bb] ou transparências, você deve ter em mente o quê exatamente quer comunicar. Quais são mesmo os pontos principais da sua argumentação?!?

A quantidade depende do bom senso e das particularidades de cada estudo (consulte seu orientador), mas a regra básica me diz que o ideal é uma apresentação com 10 slides - você fala cerca de 3 minutos em cada um, o que significa 30 minutos de palestra. Como, a princípio, é meio difícil conseguir esta proeza, creio que seu trabalho fique com uns 15 slides mais ou menos. Tente se basear no esquema abaixo para dividir o número de slides em relação ao conteúdo:

  • Introdução, problema, objetivos, etc - 25%
  • Referencial Teórico – 10%
  • Metodologia[bb] - 5%
  • Resultados – 50%
  • Conclusão – 10%

datashow (ou o retroprojetor) é um apoio, não deve te ofuscar. Em outras palavras, você deve estar apto (a) a falar apenas no gogó, sem apoio nenhum. Vai que falte energia...

Evite escrever textos longos nos slides. Prefira utilizar palavras-chave ou até mesmo imagens.


QUANTO À DEFESA PROPRIAMENTE DITA:

Lembre-se que a banca já terá lido sua monografia antes da defesa, portanto, não seja prolixo(a). Basta enfatizar alguns pontos principais e aqueles que você acha que precisam de esclarecimento.

Se prepare para falar cerca de 30 minutos, sendo que 20 já são suficientes, pois o importante é sua fala ter início, meio e fim.

Concentre-se mais nos Resultados. Então, nada de ficar o tempo todo falando da parte introdutória e passar por cima do mais interessante (resultados e a conclusão). Ao contrário de outras atividades, aqui não se pode gastar muito tempo nas preliminares... Deve-se focar nos finalmentes!

Durante a apresentação, a banca não se manifesta. Só depois virá o momento tão esperado: eles vão te argüir. Os examinadores farão algumas sugestões e vão querer saber sua opinião (fundamentada) sobre alguns aspectos da sua monografia. Na verdade, querem ver como você articula o conteúdo, se você cita outros autores e se sua fala está coerente com o trabalho escrito. Esta é a parte mais gostosa da Defesa, pois a coisa flui como bate-papo e você estará mais à vontade. Em caso de piripaque na hora H, seu orientador estará lá para te dar um empurrão e não deixar a peteca cair (mas não esqueça que a responsabilidade é sua).

Estude. Treine a fala antes[bb]Ansiedade e nervosismo? Dor de barriga faz parte...

Boa sorte! 

Sorte = SacrifícioOrganizaçãoResponsabilidadeTrabalhoEntusiasmo




Versão de Março de 2008. A primeira versão deste texto foi escrita em Agosto de 2004 para auxiliar uma amiga formanda, e foi baseado no aprendizado que tive com prof. Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhasem 2000, e, posteriormente, como docente, orientando monografias e participando de bancas. 


Este artigo possui uma Licença Creative Commons (visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/ ).
É permitida sua redistribuição e a criação de obras derivadas, desde que citada a fonte, mas é vedada a utilização comercial sem meu consentimento.

Link para este artigo: http://www.enochfilho.net/2008/04/como-apresentar-monografia.html



62 comentários:

Luiz disse... @ 3 de maio de 2008 16:18 

Excelente artigo! Realmente a apresentação oral da monografia é uma das etapas mais temidas pelos alunos.

"Prefira utilizar palavras-chave ou até mesmo imagens."

Realmente, muitos alunos erroneamente escrevem grandes textos na tentativa de não esquecerem de nada.

No entanto, o resultado é a monotonia reinante, já que o aluno acaba simplesmente lendo o slide.

O melhor é mesmo a utilização das palavras chave, a partir das idéias mais importantes a serem transmitidas oralmente (o orientador pode auxiliar a destacar os pontos mais importantes e necessários).

Nada impede que o aluno tenha uma cola à mão para lhe auxiliar em caso de necessidade.

Outro ponto muito necessário é a qualidade visual do slides. Infelizmente é comum encontrar alunos que acreditam que se destacarem visualmente seus slides com cores vivas e cítricas conseguirão a atenção da audiência. Ledo engano...... conseguirão somente deixar a banca examinadora impaciente e pouco relaxada, ou seja, tudo o que não se quer.

Em bancas de graduação, ou mesmo de pós, conta-se muitos pontos na introdução ao se destacar o que levou o aluno a escolher o tema para a monografia, o que demonstra segurança e relacionamento com o tema.

Da mesma forma, na metodologia, se o aluno conseguir destacar algum autor que lhe inspirou a se servir de tal caminho, um terço da apresentação da monografia estará ganho.

No desenvolvimento, enfoque seu esforço e trabalho. Se for um caso prático, explane sobre as dificuldades encontradas, como as mesmas foram contornadas, entre outros aspectos.

Nos resultados, vale finalizar com o que esta monografia acrescentou na vida do aluno e como ela pode lhe auxiliar no desenvolvimento futuro do mesmo (trabalho, continuidade acadêmica, outras pesquisas possíveis, etc).

Ulisses Adirt disse... @ 14 de maio de 2008 04:13 

Belas dicas... vou indicar para meus alunos e amigos. No mínimo, vai ajudar a acalmá-los.

Silmara disse... @ 11 de junho de 2008 16:20 

Obrigada pelas dicas... Não sabia por onde começar com as minhas apresentações... Vou utilizar e indicar aos meus amigos, que como eu, enfrentam as bancas nesta semana... Abraços

Jusci Costa disse... @ 16 de junho de 2008 16:38 

Achei o máximo estas dicas. Estou concluindo VI semestre de Jornalismo no FTC e estaremos iniciando TCC no próximo semestre. Salvei na pasta com textos que usarei como pesquisa monográfica.

Anônimo disse... @ 24 de abril de 2009 07:29 

Pts encontrar um comentário como este acolhendo a pessoa que passa por um processo tão doloroso como "nascer" uma monografia é de mais . QUE IDÉIA MARAVILHOSA TOMARA QUE COISA MUITO BOAS AINDA PERPASSE POR SEUS TRABALHOS PARABÉNS Margareth /Brasília

Anônimo disse... @ 24 de abril de 2009 07:30 

Digo : COISAS

Anônimo disse... @ 9 de maio de 2009 17:24 

Maravilhosas dicas você forneceu a mim. Fiquei até mais tranquila, pois daqui a seis dias estarei defendendo uma monografia DEUS O ABENÇOE!!!

Anônimo disse... @ 6 de junho de 2009 02:34 

Gostei muito do artigo, já temo essa tal "monografia", rs, apesar de ainda estar no 1° ano da faculdade. Realmente me preocupa =/

O artigo foi bem elucidativo, uma vez que, não sabia ,praticamente, nada a respeito do assunto.

Obrigada!

Anônimo disse... @ 6 de junho de 2009 11:45 

gostei muito da dica, pois estou tremendo de nervoso...
não sei que me espera... pois sou muito tímida para falar em público, mas vou tentar usar as dicas... e seja o que Deus quiser e muito obrigado pelas palavras.
minha monografia é agora dia 08-06-09.
Falta apenas 2 dias.... afff que sufôco!!!
obrigada!

Anônimo disse... @ 15 de junho de 2009 23:00 

Adorei as dicas... vou apresentar dia 18 agora.. vou levar todas as dicas em consideração.. obrigada

Anônimo disse... @ 17 de junho de 2009 11:06 

Você disse tudo.Objetivo,conciso e prático,parabéns.Dou mais uma dicazinha básica; a boca seca,portanto leve uma garrafinha de água ou esteja com um uma "balinha" refrescante na boca.Sorte para todos!!

Anônimo disse... @ 30 de junho de 2009 17:23 

Valeu pelas dicas, contribuíram muito. Obrigada.Vou apresentar dia 06 de julho de 2009 21:00

Anônimo disse... @ 30 de junho de 2009 21:08 

to pra morrer, pois tenho uma amiga que a pobi é minuciosa, e quase me mata... se bem que ela com essa minuciosidade passou com louvor...

Enoch Filho disse... @ 30 de junho de 2009 21:46 

Anônimos do meu Brasil, fico feliz em saber que minhas dicas tem sido úteis pra vocês!

Deixo mais uma dica: quando comentarem aqui, vejam que em baixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil"

Cliquem para escolher uma das opções para se identificar.

Karla Barreto disse... @ 1 de julho de 2009 19:49 

Adorei as dicas!!! Apesar de já ser graduada, nunca passei por uma defesa. Estou em processo para conclusão de especialização. Vou indicar para os amigos.. Valeu.
Karla - Fortaleza-CE

lila disse... @ 2 de julho de 2009 11:27 

fantásticas dicas... 
me deixaram mais calma!!!
minha defesa é hoje... rsrs

parabéns pelo site... pelo conteúdo maravilhoso que mto me ajudou...

Marilene disse... @ 26 de julho de 2009 20:35 

Bacana o site pois estava com algumas dúvidas em relação aos slides mas agora ficol bem mais claro. Irei repassar aos meus colegas..
Parabéns... é sempre bom repassar nossos conhecimentos.

Anônimo disse... @ 30 de julho de 2009 16:45 

Adorei a dica!!
estou para apresentar meu tcc...
vai me ajudar muito!
brigadão...rs

Cristiane Anjos disse... @ 5 de agosto de 2009 21:01 

Ufa que sufoco, vc não sabe como este artigo irá me ajudar, estarei apresentando a minha monografia de especialização. 

obrigada.

Anônimo disse... @ 17 de agosto de 2009 04:24 

Olá,foi uma benção dos céus eu ter encontrado este site por aki, muito obrigada pelas dicas, confesso q eu estava perdida, ñ sabia q caminho tomar para minha defesa de monografia.Estarei defendendo meu trabalho dia 20/08/09.Estava muito nervosa, mas com esta maozinha q recebi,digo, as dicas aki descritas, me sinto mais segura. Meu muito obrigada.Luciene

Anônimo disse... @ 27 de agosto de 2009 00:41 

Nossa!!!! Estou para morrer!!! Apresentar monografia é um desafio e tanto!
Mas as dicas aqui propostas me auxiliaram e muito. Valeu mesmo, que bom que vcs se preocupam com esas problemáticas, vivenciadas por milhares de universitários. Apresentarei dia 01/09/09. Que Deus me abençõe.

Anônimo disse... @ 2 de setembro de 2009 11:16 

Simplesmente adorei as dicas, estava bastante nervosa pedindo consewlhos para um e para outros, mas aqui realmente encontrei a solução do meu maravilhoso problema.Muito Obrigada...

marcilene disse... @ 6 de setembro de 2009 11:49 

muito boas as dicas

Anônimo disse... @ 9 de setembro de 2009 01:00 

Muito legal essas dicas, é um momento muito difícil para todos...pois é o final de todo um esforço, muito sacrifício. Com certeza essas dicas irão me ajudar muito, estava perdida em relação a apresentação junto a banca examinadora....orem por mim, está chegando minha hora.Muito obrigada.
Auricélia carneiro

Anônimo disse... @ 8 de outubro de 2009 19:24 

me enteresei pelo assunto devido a um concurso q vai ter na minha city, mas ñ vou negar...nunca ouvi falar nada com relação a essa tal monografia, caraaa!! dá pra morrer de medo mas, o negócio é avançar e as dicas deixadas aqui por vc é sem dúvida de grande valia...agora dá até pra encarar, forte abraço e q Deus o abençoe SEMPREEE!!

Anônimo disse... @ 11 de outubro de 2009 22:21 

ótimo artigo,vou ter que apresentar minha monografia e gostaria de algumas dicas . Obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse... @ 12 de outubro de 2009 23:21 

PArabens pelo seu artigo.
É gratificante saber que neste País existem pessoas que preocupam com o que o pobre universitário var fazer no dia da apresentação de sua defesa...
É de arrepiar... apresentarei o meu trabalho monográfico agora, em outubro e estou quase parindo um elefante!! rsrsrsrs

Anônimo disse... @ 13 de outubro de 2009 22:41 

Obrigado pelas dicas.

Anônimo disse... @ 2 de novembro de 2009 13:03 

Muito boa explanação sobre a apresentação da monografia/tcc, visto que alguns orientadores esquecem de orientador o aluno para a apresentação do trabalho.
Parabéns por sua generosidade ao transmitir seu saber.

Anônimo disse... @ 12 de novembro de 2009 10:40 

Excelênte artigo, me ajudou bastante!!!
Abrços,
Antonio - Palmas TO.

Valdelice disse... @ 20 de novembro de 2009 19:31 

obrigada pelas informações! Assim como os outros estava à procura de orientações, porque infelizmente muitas universidades deixam de fazer este trabalho. Valeu pela generosidade! Já passei aos meus amigos.

Rosana disse... @ 24 de novembro de 2009 10:15 

Ai valeu mesmo, que Deus te abençõe.adorooooooooooooooo kkk

Anônimo disse... @ 25 de novembro de 2009 21:50 

MUITO LEGAL SÃO DICAS BEM INTERESSANTES.

Anônimo disse... @ 26 de novembro de 2009 13:31 

Muito obrigado...foi mt prestativo!!!!

Anônimo disse... @ 6 de dezembro de 2009 17:16 

Nossa!! Muito bom esse texto aii pra ajudar... principalmente os que morrem de medo de falarm em´público como eu. 
Ótimoo!!

Anônimo disse... @ 16 de dezembro de 2009 19:11 

Parabéns pelas dicas! Tenha certeza de que serão úteis para muitos alunos. Percebo, em comunicações de alunos (em congressos etc), que eles frequentemente se detém em partes menos essenciais de seus trabalhos e acaba não sobrando tempo para a apresentação dos resultados, por exemplo. Outro ponto que me chama a atenção é a falta de propriedade da linguagem utilizada na exposição oral. Isso também é um problema porque a linguagem do cotidiano não é própria para uma apresentação acadêmica oral.

Abraço

Edu disse... @ 20 de dezembro de 2009 19:02 

Enoch, muito obrigado, vai ajudar muito,vou dá a dica do site para meus amigos!

Anônimo disse... @ 5 de maio de 2010 10:46 

Vai servir muuuiito! Obrigada!

Sarah.

Anônimo disse... @ 3 de junho de 2010 10:00 

Uauuu... agora me senti à vontade para enfrentar a banca!!

Parabéns pela clareza explicativa!! 

Ana Maria Santiago/Brasília

Abraços.

Anônimo disse... @ 5 de junho de 2010 08:35 

Enoch, muito obrigado pelas dicas, vão ser uteis para mim. Sou tímido e falo pouco, estou ainda muito nervoso e preocupado!!!
Abraços
Clemente

Anônimo disse... @ 7 de junho de 2010 13:29 

Obrigado pelas dicas;mim serviram bastante e espero que consiga colocalas em prática no dia da minha defesa.............

Anônimo disse... @ 8 de junho de 2010 22:07 

Muito obrigado pelas dicas, estava perdido sem saber como começar, mas agora me encontrei. Minha defesa é dia 11 jun 10. Antonio/RJ

Anônimo disse... @ 9 de junho de 2010 01:04 

excelentes dicas!
irei apresentar minha monografia amanhã, e suas informações são bem favoráveis para uma boa apresentação.

Anônimo disse... @ 16 de junho de 2010 17:26 

OBRIGADO PELAS DICAS , VOU APRESENTAR A MINHA HOJE 16/06/2010. ESTOU TREMENDO!!

Anônimo disse... @ 27 de junho de 2010 09:35 

Suas dicas são muito boas tanto para o desempenho oral, quanto para o desempenho psicológico, que a meu entender é o que mais atrapalha. Me ajudarão bastante a enfrentar a banca nesse final de junho de 2010.

Obrigada!

Ada Cavalcante disse... @ 3 de julho de 2010 01:44 

Obrigado!
suas dicas são muito importante...
Apresentarei meu tcc em dezembro deste ano.
bjim.

Anônimo disse... @ 7 de julho de 2010 15:44 

Muito boas dicas , obrigada!!!
vou defender o meu TCC daqui a uma semana
então ainda dá tempo de treinar bastante, e ainda mais com essas maravilhosas dicas...
Sou graduanda em Licenciatura em Música pela UFMT.
Não estou temendo e nem tremendo, acho que se a pesquisa é uma produção minha não há motivo para temer e muito menos "TREMER"....RSRSRS

Anônimo disse... @ 23 de julho de 2010 16:03 

Valeu!! me ajudou!!!!!1

Anônimo disse... @ 2 de agosto de 2010 16:52 

espero que essas dicas me ajudem.To muito nervosa.minha apresentação será no sábado.

Anônimo disse... @ 12 de setembro de 2010 10:46 

estava precisando de ajuda. Obrigada

Luciana disse... @ 23 de setembro de 2010 17:21 

Vou defender meu trabalho de pós-graduação em dois dias, e embora já seja professora, já tenha defendido trabalhos em congressos estou ansiosa para esta defesa! Essas dicas serão úteis, vou modificar algumas coisas na minha apresentação. Dia 25/09 posto outro comentário para dizer como me saí!

Enoch Filho disse... @ 10 de outubro de 2010 07:53 

E então, Luciana, deu tudo certo na tua apresentação?

Cleide disse... @ 7 de novembro de 2010 12:49 

Excelente essas dicas! E certo que por mais que tenhamos feito nosso objeto de estudo e defesa, sempre haverá uma tensão..é invevitável, mas essas dicas foram valiosas para adquirir confiança e conseguir chegar lá e fazer bonito ! Valeu, obrigada !

Anônimo disse... @ 13 de novembro de 2010 16:24 

Amei a dica, sou sincera a dizer estou com muito medo, mas creio que tudo vá dá certo!!! obrigada!!

LeeMesquita disse... @ 17 de novembro de 2010 13:37 

Obrigada! Que bom que Deus e vc existem!!!!

Anônimo disse... @ 19 de novembro de 2010 13:24 

Valeu pelas dicas, me ajudaram e muito.
Para todos que vão presentar: força, que dará tudo certo...

Anônimo disse... @ 30 de novembro de 2010 23:05 

*Estou super nervosa com a apresentação da minha mono amanhã,vou seguir seus conselhos...tomara q dê certo,abraçoo!

Anônimo disse... @ 1 de dezembro de 2010 10:44 

agradeço muito pela sua contibuição, site com este deveriam se multiplicar para que o acesso a informações seja relamente um bem da Humanidade.

Anônimo disse... @ 6 de dezembro de 2010 15:54 

Valeu pela dica, agora estou mais calmo. Vou apresentar hoje a minha monografia.]]

Ana Paula disse... @ 7 de dezembro de 2010 17:52 

Aiai estou super preocupada nem durmo direito, minha defesa será dia 15/12, e essas dicas estão me ajudando muitoo, seja o que Deus quiser, obrigada a todos

Anônimo disse... @ 3 de março de 2011 11:01 

Eronildo disse...@ 03 de março de 2011 10:51

Valeu pelas dicas,me ajudarão muito! Pois na próxima semana terei que apresentar minha monografia da Graduação, e sou muito tímido.

Anônimo disse... @ 22 de março de 2011 09:37 

Estou com minha monografia pronta e iniciando o slide mas não sei nem por onde começar... 
Suas dicas estão me ajudando muito, super descontrídas, esse momento tão tenso, valeu!

Comments